sábado, 4 de julho de 2015

Vamos falar de Altruísmo?


"Acreditem, tenham fé. Canalizem toda a sua perseverança, 
paciência e compreensão..." (MJ)

Assim começa o discurso final de Michael Jackson no filme This Is It, pouco antes de cantar a música Man In The Mirror que virou hino de superação entre os fãs.

"O ser humano precisa ser estimulado a agir com mais empatia, benevolência e cooperação. É preciso revolucionar e articular uma mudança social. É essencial ter mais consideração pelo outro, pelo próximo, mais próximo." (Monge Budista Mathieu Ricard)

A evolução da humanidade está baseada na cooperação e no altruísmo. Mas o que é "altruísmo" mesmo? "É a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista (pense positivo), evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo."(Comte-1840). É o amor desinteressado do material ao próximo, é filantropia, abnegação. São as ações que beneficiam o outro ser. Ser solidário.

Mas, para isso ocorrer, é preciso estar em equilíbrio e contato com a sua "natureza humana" e espiritual para alcançar sua evolução. Essa evolução está baseada na cooperação, os seres humanos se unem em conjunto na luta por uma causa, um propósito comum.

As crianças devem ser incentivadas desde seus primeiros anos a serem altruístas e cooperativas para que melhorem seu comportamento e sejam ativos sociais quando adultos, e passem a agir de acordo com o que aprenderam. A mídia deve ressaltar em seus noticiários mensagens de amor e esperança fazendo com que as pessoas tenham capacidade de fazer o bem, não só com os homens, mas com a vida, com o planeta em geral. É preciso e necessário criar ambientes felizes.

Michael Jackson interpretando Human Nature 
nos ensaios da Dangerous Tour (1992)

Nisso, Michael Jackson era mestre e professor, milhares de fãs pelo mundo hoje seguem seus conselhos e suas ações, formam grandes grupos e ajudam comunidades, regiões, natureza, animais, enfim, várias são ações espalhadas pelo planeta numa corrente de "Curar o mundo". Não se faz necessário aqui expor mais uma vez todas as suas ações nos últimos 40 anos, o que devem ser enumeradas são os envolvidos ao longo desse tempo em usar o "homem do espelho" e fazer o mesmo. Nossa humanidade está no caminho certo, ainda restam esperanças! 

Segundo ainda o Monge Mathieu, cinco pontos principais são necessários para essa mudança de visão de mundo nas pessoas:

- Aumento da cooperação
- Harmonia sustentável, acabando com a desigualdade social e mudando a mentalidade do consumismo excessivo.
- Economia cooperada.
- Comprometimento local, responsabilidade global.
- Expandir o altruísmo para todos os seres.

E como acabar com essa alienação do mundo real? Garanto a vocês que não é assistindo o filme "MATRIX", mas sim até quem sabe o usando para despertar dessa falta de pensar e agir.A receita é bem simples: "SEJA BOM, FAÇA O BEM!" O direito a reciprocidade precisa voltar a ser respeitado. 

Leia agora abaixo o discurso altruísta completo de Michael Jackson em This Is It e tire suas conclusões, percebam que durante o texto ele fala várias palavras que aqui descrevemos acima:

"Acreditem, tenham fé!
Canalizem toda a sua perseverança, paciência e compreensão.
Isso é uma aventura, uma grande aventura.
Não há porque ficarem nervosos,
As pessoas querem experiências maravilhosas, válvulas de escape.
Vocês os levam a lugares onde nunca estiveram antes.
Mostram a elas talentos como nunca viram antes.
Por isso, dêem de si o melhor. 
Eu os amo.
Saibam que somos uma família.
Isso mesmo, uma família.
Vamos devolver o amor ao mundo,
Para lembrar ao mundo que o AMOR é importante.
O AMOR é importante.
Amem o próximo!
Somos um só!
A mensagem é: cuidem do planeta!
Temos 4 anos para reparar nossos erros,
Depois disso os danos serão irreversíveis.
O mau estará feito!
Então, temos uma mensagem para passar, certo?
Muito importante...
Obrigado pela cooperação. Obrigado. Muito obrigado.
Que Deus abençoe vocês!"

E você, já começou a cooperar para curar o mundo??? 
  

2 comentários:

  1. Deus a abençoe, KYKA, por retomar a sua parte na grande missão de MICHAEL!
    Muita luz! Namastê!

    ResponderExcluir
  2. estamos juntas nisso! luz pra ti também

    ResponderExcluir