sábado, 28 de agosto de 2010

Artista pessoal de Michael Jackson - Dr. Nordahl (pintor) - relembra como foram solicitados os quadros.

D. Nordahl lembra

Michael pessoal do artista David Nordahl lembra Michael
Publicado em: 29 de agosto de 2009
Uma bela entrevista por Edna Gundersen, E.U.A. hoje
O artigo seguinte é 100% escrito por Gundersen e não foi alterado de forma alguma por LMJ
SANTA FE - Artista David Nordahl foi a pintura de casa em fevereiro de 1988, quando o telefone tocou à meia-noite. Uma voz disse: "Este é Michael Jackson."
Sim, riiiight, pensou ele. Mas ele rapidamente percebeu que o convite não era brincadeira.
Embora visitando o escritório de Steven Spielberg, Jackson tinha admirado um dos quadros Nordahl de tropas do Exército invadir um acampamento do Apache como um jovem cabo blindado duas crianças indígenas. Agora, a cantora estava chegando ao pintor.Para aulas de arte.
"Ele me perguntou se eu ensinou desenho e pintura", diz Nordahl, cujos óleos realista do Apaches do século 19 são muito apreciados. "Eu lhe disse que não, mas que eu pensaria sobre isso.Eu estava muito ocupado. "
A conversa de uma hora provocou uma grande amizade e parceria de trabalho que levou a abandonar Nordahl renome no mundo da arte para uma vocação de clausura como retratista de Jackson. De 1988 a 2005, Nordahl completou milhares de desenhos e cerca de uma dúzia de comissões épico, sete dos quais estavam entre os 2.000 itens Jackson em leilão autorizado Julien, que processou o cantor a parar na Primavera passada.
Muitas telas encapsular grandiosas fantasias de Jackson e cosmovisão conto de fadas. Em um tríptico em massa, ele é coroado e armado cavaleiro em vestes reais. Ao longo do caminho iluminado pelo sol no Campo dos Sonhos, ele leva as crianças de todas as nacionalidades (mais a irmã Janet, ativista contra a AIDS Ryan White eo ator Macaulay Culkin). Seu filho primogênito snoozes em um trono dourado de grandes dimensões em Prince, The Boy King.
Nordahl, 68, tornou-se não só o artista Jackson está vivendo favorito (Michelangelo liderou o ranking histórico), mas um conselheiro confiável e confidente que projetou passeios do carnaval Neverland e se juntou a passear com a família.
Ele abaixou a mídia há anos, "porque queria falar sobre coisas negativas, e eu não sei nada de ruim sobre Michael", disse o Nordahl de fala mansa, diz, sentando-se com o artista / esposa Lori Peterson e brincalhão gato Scooter em uma vida sala lotada, com pinturas pelo casal. Ele está falando agora na esperança de um brilho de imagem escurecida desde a morte de Jackson 25 de junho.
"Eu sempre pensava nele como normal", diz ele. "Ele é a pessoa mais pensativa, respeitoso que eu já conheci. Em 20 anos, nunca o ouvi levantar a voz. "

"Michael" (óleo sobre tela, 136 Detail "x 80")
Esta pintura, que David Nordahl concluída em 1999, é claramente visível por trás da cantora
durante suas entrevistas com Martin Bashir em Neverland para o documentário de 2003 Living With Michael Jackson.
"Eu adorei o desafio de pintar essa tela de tamanho", diz Nordahl.
Primeiros dias: Brainstorming
período Nordahl Jackson começou depois que o cantor convidou a parar Denver da turnê Bad março 1988.
"Eu não sabia o que esperar", diz Nordahl."Ele era doce. Nós fomos às galerias, livrarias e uma exibição privada do rei Tut exposição. Sentamo-nos e riu e conversou e tirou ".
Jackson demonstrou talento, mas era muito fino esticado para prosseguir artes visuais. Em vez disso, os dois começaram a incubação de ideias para pintar Nordahl. O artista concebeu a obra inaugural, Playmates para uma criança solitária, uma polegada quadrada de petróleo 41 de Jackson em um cenário de contos de fadas silvestres. Próximo Nordahl embarcou em uma audaciosa declaração agora, Field of Dreams, um by-104-inch-36 óleo de estudo para uma obra inacabada que teria mede 12 por 38 metros.
Ele trabalhou sem parar: retratos grandes, tableaux mítico, de 10 pés desenhos a carvão, uma placa no portão de Neverland. Nordahl Jackson faturado de acordo com suas taxas galeria anterior, até US $ 150.000 para grandes peças, e diz que ele sempre foi pago.
Suas funções expandidas para design parque de diversões, após Jackson começou a desenvolver a fazenda ao norte de Santa Barbara, na Califórnia, e Nordahl malabarismos vários projetos ao mesmo tempo, que adapta ao estilo de vida encantada Jackson. Em Neverland, os dois passeios testado e tende a menagerie exóticas.
Eles realizaram viagens para a Disneyland e passou um tempo em La bilionário Ron Burkle de Jolla, Califórnia, a propriedade, onde a insônia de Jackson, muitas vezes significava Nordahl foi convocado para wee horas de brincadeiras e conversas à beira-mar. (Ele também era uma vítima de truques famosos de Jackson, uma vez descoberta sua maleta recheada com chiclete).
Ele descobriu o glamour Jackson, que no final dos anos 80, muitas vezes por ele mesmo dirigiu em um Chevy Blazer (e aliviou-se em um balde, porque ele não corre o risco de ser abordado em postos de gasolina) e viveu em um período de dois quartos condomínio em Los Angeles.
"Eu esperava uma cobertura com empregadas domésticas", diz Nordahl. "Havia um piano de cauda empurrada para a cozinha, máquina de pipoca e um bom sistema de som. Os outros móveis, você não poderia ter obtido 50 dólares por ele em uma venda de garagem. Antes das crianças, Michael viveu simplesmente real. "
O que impulsionava este bromance?
"Eu cresci em uma casa difícil, e ele também", diz Nordahl, que graças Jackson em encarte para 1991 é perigoso e 1995 de HIStory. "Nós não tivemos nenhuma brincadeira crescendo. Nós dois somos fanáticos sobre o trabalho.
"Houve uma ligação."

"Estudo para o Campo dos Sonhos" (detalhada parcial de óleo sobre tela, 36 "x 104", versão em escala)
"A idéia começou em maio de 1989, e Michael e eu continuei a trabalhar a desenvolver a sua pintura até
Eu terminei uma versão do estudo que, em Abril de 1993. "Nordahl diz. "Se tivéssemos ido e
concluído este trabalho, teria sido 12 metros de altura e 28 metros de comprimento. Eu fiz centenas e centenas
de desenhos para esta pintura. Algumas das crianças são Michael como um garoto, Janet Jackson,
um primo de Michael, Ryan White, Macaulay Culkinand alguns dos nossos amigos infantil ".
Para completar o trabalho em grande escala, Nordahl artistas adicionais necessários, mas ele foi incapaz de garantir
compromissos de pintores qualificados durante o tempo necessário.
Nordahl da juventude perturbada, também
Nascido em Albert Lea, Minnesota, Nordahl saiu de casa aos 12 e apoiou-se através do ensino médio, trabalhando em fazendas, pinstriping carros e vender sua arte.
"Não me lembro não desenho", diz ele. "Tive um pai alcoólatra e violento, eo desenho é algo que leva você para fora do mundo real. Eu sempre me interessei em cowboys e índios. Eu vendi desenhos do Lone Ranger para meus colegas. "
Ele começou a se especializar em Apaches depois de passar para Steamboat Springs, Colorado, em 1977, e seus colecionadores detalhada, representações meticulosamente pesquisadas logo atraiu.
"Seu trabalho tinha um monte de integridade, e ele era um daqueles raros artistas que era humilde, mas extremamente talentoso", diz proeminente Santa Fe negociante de arte Ray Dewey, que prendeu loterias para determinar os compradores de trabalho Nordahl é por causa da alta demanda.
"Sua técnica levou muito tempo, então ele não foi prolífica. Quando ele me falou sobre deixar a pintura para Michael Jackson, eu tinha mais de 200 pessoas em lista de espera para o seu trabalho. Foi uma decisão interessante da sua parte.
"Acho que o que viu em David Jackson foi um artista completo", diz Dewey. "Ele era um perfeccionista. Ele coreografou tudo. Jackson também pode ter visto seu compromisso com a família. David principalmente pintou o Apache cultura das pessoas e modos de vida, mas pintou um monte de crianças, não apenas guerreiros. E ele pintou lindamente animais, especialmente cavalos. "
O que vi em Nordahl Jackson foi um gênio incompreendido feridos e que se sentiam espiritualmente obrigados a ajudar as crianças.
Embora Jackson foi absolvido em seu julgamento por abuso infantil 2.005 sexual, ele "quebrou o seu espírito", diz Nordahl. "Michael nunca molestar uma criança. Ele sempre se sentiu tão mal para as crianças que foram maltratados ou doentes. Ele passou tanto tempo com as crianças criticamente doentes. Se uma mãe chamada sobre uma criança morrer em algum lugar, ele pularia de um avião.
"As pessoas falaram sobre Neverland sendo o seu parque de diversões particular. Era sempre significou para as crianças. A última vez que eu estava na fazenda, eles fazem uma grande Sony JumboTron através de um edifício do condomínio para as crianças doentes, por isso, se as crianças acordou durante a noite, seria em cartoons ".

esboço preliminar para Field of Dreams
Quando começou Nordahl esboços para o trabalho monumental, Jackson mandou esta nota:
"David, se os nossos filhos não têm a verdade no coração de expressão, então estamos mortos. Vai ser tão falsa
como flores sem perfume fabricado não - fotos de estúdio, mas as situações da vida real kidsin sincero.
Nós tem que capturar o espírito da verdadeira vida das maravilhas da infância. Se a imagem que você tem uma gama completa
das emoções humanas; crença, a verdade do coração, - então o mundo inteiro vai ser tocado de geração em
geração - a imortalidade. Conquistar o mundo - Amor, MJ "
Nordahl diz que recebeu muitos "fluxo de consciência" messives de Jackson.
"Michael sempre pensei grande, e ele estava tão ansioso para ser uma força para o bem."
"Michael era um verdadeiro pai '
Nordahl foi confuso que Jackson pareceu suscitar mais escárnio do que simpatia.
"As pessoas o acusaram de tentar ser branco, o que é ridículo", diz ele."Quando eu o conheci, o vitiligo (uma doença de pele que provoca a perda da pigmentação) tinha ido para o lado direito do rosto e do pescoço para baixo. A maioria da mão direita era branco. Stark manchas brancas. Ele usava maquiagem porque ele tinha que fazer. Sem ela, ele estava todo manchado. "
Nordahl nunca presenciou o uso de drogas por Jackson, mas estava perfeitamente consciente dos problemas de dor que restou depois da estrela de cabelo pegou fogo em um palco do anúncio da Pepsi.
"Quando eles estavam tentando consertar esse ponto queimado, ele tinha um balão com o seu couro cabeludo, que foi inflado", diz Nordahl. "Deixou-me senti-lo. Foi um enorme monte. Como tenho a pele esticada, que cortá-la para fora e costura do couro cabeludo. Ele estava na dor excruciante. "
Jackson parecia um viciado improvável, Nordahl diz, anotando sua evasão de cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e açúcar.
"Ele era principalmente uma vegetariano", diz ele. "Quando ele estava em turnê, os cozinheiros faria comer peixe e frango, às vezes. Ele amava as asas de galinha pouco. Ele sempre bebeu água. Eu compartilhei com ele o vinho apenas duas vezes, uma com o (ex-esposa) Lisa Marie (Presley) e uma vez na casa de Ron Burkle. Michael tinha um vidro. "
A evidência mais clara da natureza responsável Jackson surgiu em seu pais de Prince, Paris e Blanket.
"Michael era um verdadeiro pai, não um pai de Hollywood", diz ele. "Ele ia se levantar à noite para alimentá-los garrafas. Ele alterá-las, banhá-los, tudo o que uma mãe faz.
"Todo o tempo que passei com essas crianças, eu nunca ouvi-los implorar por alguma coisa ou ter um ataque. Eu nunca ouvi-los chorar. Eles foram tão bem-ajustadas. "
Jackson não teve o cuidado de estragar seus filhos, diz Nordahl, recordando uma festa modesta oitava em LA para o príncipe. (Mãe de Jackson, Katherine, e sua irmã Rebbie veio, mas ignorado a festa por causa de suas crenças das Testemunhas de Jeová, diz ele.)
"Eu estava curioso para ver o que o príncipe ia chegar", diz Nordahl. "Achei que seria muito extravagante, mas ele não conseguiu uma das coisas que custou mais de US $ 2. Ele pegou Play-Doh, figuras de ação pouco, coisas que ligaria lotação stuffers.
"As crianças não foram autorizados a assistir TV ou DVDs ou jogos de vídeo", exceto através de pontos conquistados por seus trabalhos escolares. "Nada foi dado a eles. Michael disse: "Eu quero que eles cresçam o mais próximo possível do normal. Essas crianças estavam tão respeitoso e cortês, apenas doce. "

Moonrise (óleo sobre tela, 24 "x 30")
O trabalho de 1995 foi originalmente destinado a ser muito maior. "Esta era uma idéia que tive quando
Michhael pediu uma pintura de um calendário ", diz Nordahl. "Nós nunca cheguei a fazer
que na versão maior. "Nordahl não sabe se Jackson publicou o calendário previsto.
Visita surpresa à Santa Fe
Nordahl cresceu perto de todos os três. Normalmente, o artista passou um tempo com a família Jackson na Costa Oeste. Mas, ao longo do fim de semana do Memorial Day, em 2004, a estrela e seu tykes surpreendido Nordahl, visitando Santa Fe via ônibus plush Jackson privado (com uma TV de plasma de 60 polegadas). Jackson sugeriu uma saída em filme.
"Eu pensei que nós estávamos indo para uma sala de projeção", diz Nordahl. "O motorista puxou para DeVargas Mall. Ele estava com amigos (Roland Emmerich), o diretor de O Dia Depois de Amanhã, e foi a abertura do fim de semana. O shopping foi preso, e não havia lugar para estacionar. Levei as crianças, tem os bilhetes e pipocas, e nós fomos dentro Michael veio depois de as luzes se apagaram.
"As luzes se acenderam e ninguém reparou nele. Ele usava um boné de beisebol e um pijama de seda chinesa. As crianças não tinham máscaras diante.Qualquer desses trapos teria pago US $ 100.000 para esse quadro. "

"Playmates para uma criança solitária (óleo sobre tela, 41 "x 41")
Pintado em 1990, esta comissão inaugural foi totalmente idéia de Nordahl. Uma infância
foto de sua esposa, Lori Peterson, foi utilizado como modelo para a menina com a fada,
e Janet Jackson é representada carregando um coelho em primeiro plano no meio de um cavalo
desenhado calliope, dançarinos, músicas e decisores misschief-makers.
"Eu mandei-o para Michael e disse-lhe se ele não gostou, ele pode devolvê-lo", diz Nordahl.
"Manteve-lo. Você pode ver Michael em sua posição terno Smooth Criminal à luz em
o crescimento da árvore. "
Pinturas "futuro incerto
Ele viu pela última vez Jackson em 2005, quando a cantora se mudou para o Bahrein e jurou nunca mais viver em solo E.U.. Acostumado a lulls quando Jackson estava no exterior ou além do limite, Nordahl retomada da pintura Apaches e presume que ele seria convocado uma vez que Jackson encontrou uma nova casa e mostra para seus tesouros.
O destino das pinturas de Nordahl Jackson está no limbo, embora possam fazer parte de uma exposição itinerante de memorabilia do cantor proposto pelos administradores da propriedade. "Eu gostaria de vê-los em um museu de Michael Jackson", diz Nordahl. "Isso sempre foi objetivo de Michael. Ele era muito singelo, mas ele entendeu que ele era um ícone da música. "
Nordahl, representada pelos colonos West Galerias em Tucson e Sherwoods Spirit of America em Santa Fe, voltou a pintura Apaches e outros assuntos.
Se o seu longo hiato, a partir do olhar do público danificado a sua autoridade ou a reputação "é difícil de avaliar", diz Dewey. "Eu não sei se ainda em sua carreira. Um artista que faz as comissões de um patrono, muitas vezes é apenas isolada a menos que o patrono publica ou apresenta o trabalho. David sempre foi independente, e ele nunca procurou publicidade. "
E quantos clientes estão o Rei do Pop?
"Nós temos que ser tão bons amigos que me esqueci que eu estava saindo com", Nordahl diz. "Então ele quebrar esses movimentos de dança, rápido como um relâmpago, e ele iria amanhecer em mim: Ele é o melhor artista do mundo."

Prince, The King Boy (óleo sobre tela, 81 "x 59")
Nordahl começou esboços do primeiro filho de Michael em 1999 e concluída a pintura
maio 2000. "Esta pintura foi muito divertido fazer", diz Nordahl. "Foi totalmente
idéia de Michael, e eu pensei que era uma boa idéia para um retrato. Desde que Prince estava
o primeiro-nascido, que fez seu primeiro retrato, mas os planos eram de fazer retratos de Paris
e Blanket também. "Esses planos não foram realizados antes da morte de Michael.

O contador de histórias (óleo sobre tela de 8 "x 7")
Quando Nordahl concebeu esta cena, ele enviou um desenho detalhado de Jackson.
"Ele adorou!" Nordahl diz. "Fui em frente e fez a pintura (sua segunda Jackson).
Eu nunca tive uma boa transparência da mesma, pelo qual estou arrependido. À luz sob o
deixa em segundo plano são muitos, muitos personagens dançando, comendo e se divertindo.
Em todas as fotos desta pintura, você não pode ver esses personagens. "
O Tríptico (óleo sobre tela, 82 x 40 painel central "e 72" x 40 painéis laterais ")
Nordahl iniciou este quadro em 19 de outubro de 1993. "Michael me ligou e disse que ele precisava de duas
a quatro grandes pinturas de imediato ", lembra ele. "Então, eu escolhi três telas. Felizmente, eu
trabalhar com uma empresa enquadrar-retrato fabuloso aqui em Santa Fe, framemakers Goldleaf.
Eles foram capazes de unir o belo quadro que abriga este tríptico de uma forma muito
curto espaço de tempo. Pintei direito nonstop através de Ação de Graças até 05 de dezembro, quando terminei. "
Michael escreveu o poema no painel central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário