sexta-feira, 25 de junho de 2010

VOCÊ ESTARÁ LÁ? (WILL YOU BE THERE?)


Quem não lembra da clássica cena do filme Free Willy onde vemos a amizade do menino e do golfinho ao som da música WillYou Be There do Michael Jackson? 
Seria esta música um dos gritos de alerta do Michael? 
A primeira vez em que Michael performou Will You Be There foi em 1991 no MTV 10th Anniversary, quando ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora de um filme. Michael cantou a música acompanhado de um coral gospel. No final da canção enquanto Michael falava uma criança traduzia para a língua de surdos e mudos, algo que também fazia parte da coreografia cheia de gestos simbólicos. Ao falar os versos finais Michael chorou, um anjo desceu no palco e o abraçou com as asas. A performace da Dangerous Tour não foi muito diferente da já apresentada na MTV.
As letras de Michael Jackson, sempre traziam versos poéticos da busca de uma paz espiritual, de uma paz mundial, de uma união dos povos. Em muitas podem ser observados qual o seu maior desejo. 
Ao ler a música e traduzí-la para a nossa língua portuguesa, observamos que belíssimos versos foram construídos ao longo desta melodia. Alguns tópicos são importantes de serem observados e meditados:

a) Mas eles me dizem / Um homem deve ter fé / E seguir mesmo quando não dá / E deve continuar lutando / Mas eu sou só um humano!
Quem são eles? Poderia ser qualquer um de nós que está em busca de um reconhecimento divino, de um motivo pra ser feliz, de sentir-se vivo de crer que existe um Deus em nossas vidas. Que precisa juntar forças, mesmo com tantas atribulações, nunca desistir e lutar até onde puder suportar, mesmo sendo um ser humano, fraco e passível de erros.

b) Todo mundo quer me controlar / Parece que o mundo tem um papel para mim / Estou tão confuso; você vai me mostrar? / Você estará lá para mim? / E se importar o suficiente para me suportar?
Aqui notamos um momento de angústia, um medo de errar, mesmo ele sabendo de sua importância para o mundo e qual papel deve representar. Um humano como ele, superstar é tão humano quanto qualquer um, mas por estar num lugar mais alto, onde sabe da responsabilidade que esta posição de impõe, também fica confuso e pede ajuda, reconhece nãoser tão forte sozinho, mas se você entender a mensagem, conseguirão seguir juntos. 

Esses são apenas algumas reflexões, mas você pode ler e encontrar também outras formas de ver a vida e o mundo em que você vive, refletindo a partir da letra e vídeo abaixo. Te convido a sentir isso também! 




Você Estará Lá? (Tradução)

Me abrace
Como o Rio Jordão
E então eu lhe direi
- Você é meu amigo

Leve-me
Como se você fosse meu irmão
Me ame como uma mãe
Você estará lá?

Quando cansado
Me diga se você vai me segurar
Quando errado, você vai me dirigir ?
Quando perdido, você vai me achar?

Mas eles me dizem
Um homem deve ter fé
E seguir mesmo quando não dá
E deve continuar lutando
Mas eu sou só um humano!

Todo mundo quer me controlar
Parece que o mundo tem um papel para mim
Estou tão confuso; você vai me mostrar?
Você estará lá para mim?
E se importar o suficiente para me suportar?

(Me abrace)
Abrace-me
(Encoste sua cabeça devagar)
Devagar
(Suave e corajosamente)
Yeah
(Me leve até lá)
Eu sou só um humano

(Me guie)
Me abrace
(Me ame e me alimente)
(Isso, Isso)
(Me beije e me liberte)
Isso
(Me sentirei abençoado)
Eu sou um humano

(Me leve)
Me leve
(Me leve com coragem)
Leve-me
(Me levante devagar)
Yeah
(Me leve até lá)
Eu sou um humano

(Me salve)
Conduza-me
(Me cure e me lave)
Me eleve mais alto, me levante
(Suavemente me diga)
( Você estará lá)
Eu estarei lá

(Me levante)
Me abrace, isso
(Me levante devagar)
(Me leve corajosamente)
Yeah
(Me mostre que você se importa)
Eu estarei lá

Me abrace
(Encoste sua cabeça devagar)
Eu fico slitário algumas vezes
(Suave e corajosamente)
Eu fico solitário, yeah, yeah
(Me leve até lá)
Me leve até lá

(Precise de mim)
(Me ame e me alimente)
Eleve-me para cima, me abrace
(Me beije e liberte-me)
Levante-me por algum tempo, por algum tempo
(Me sentirei abencoado)
Yeah

No nosso momento mais sombrio
No meu pior desespero
Você ainda vai se importar?
Você estará lá?
Nas minhas provações e minhas tribulações
Pelas nossas dúvidas e frustrações
Na minha violência
Na minha turbulência
Pelo meu medo e minhas confissões
Na minha angústia e minha dor
Pela minha alegria e minha tristeza
Na promessa de um outro amanhã
Nunca deixarei você partir
Pois você está para sempre no meu coração.

Influência

  • A Pop Star Britney Spears usou em sua The Onyx Hotel Tour, ao performar sua famosa canção Everytime, uma das marcas registradas das performances de Will You Be There: o anjo que a abraça no final da canção.
  • A cantora Beyoncé, imitou a performace de Will You Be There na sua Experience Tour, durante a canção Flaws and all.
  • Quando Jackson veio ao Brasil, a dupla Sandy & Junior, participaram dos concertos, traduzindo a canção na linguagem para surdos.Junior se apresentou no primeiro dia e Sandy no segundo.
  • Durante o NAACP Awards de 1993 Michael foi homenagiado pelos cantores Patti LaBelle e Daryl Coley acompanhados de um coral gospel performando a música, quando ganhou o prêmio de Artista do Ano.
  • A cantora Jennifer Hudson cantou a música no velório de Michael Jackson, a oração final da música ficou por conta da gravação original da voz de Jackson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário